O GameVicio não aprova a guerra de fanboys que existe por aí (não muito, pelo menos), nem gosta de botar lenha (demais) na fogueira. É triste, mas depois de esbarrar com esta análise da situação da Microsoft, nós sentimos a obrigação de transmitir as idéias para o público brasileiro. Os créditos são do blog Arstechnica.
Segundo o site, a Microsoft poderia estar se aproximando de sua queda final para o terceiro lugar conforme o tempo vai passando e o PlayStation 3 vai ganhando fôlego. Os argumentos do site são:
- A Microsoft não tem mais grandes títulos exclusivos que batam os concorrentes;
Os grandes exclusivos da Microsoft já não tem mais a força de antes. Se Perfect Dark Zero era o que havia de melhor quando saiu e Forza Motorsport 2 era a fronteira da imaginação para o jogador médio, o PlayStation agora atropela esses títulos com Resistance 2 e Gran Turismo 5. Além disso, os maiores títulos da Microsoft estão hoje também no PS3.
- A força do X360 se encontra apenas em um mercado, em um console;
A Microsoft parece esquecer que existe um mundo fora da fronteira dos EUA algumas vezes. Enquanto quase todo o marketing da empresa fica para os americanos, o PlayStation 3 vai lentamente se instalando no resto do mundo. A longo prazo, o PS3 conseguiria uma vantagem impossível de encarar.
(O GameVicio faz questão de lembrar que a estratégia da Microsoft vem mudando faz um tempo. A atitude da empresa em relação ao Japão, principalmente, mudou bastante.)
- Ainda, a Microsoft encara o PS3 como um rival menor;
Mesmo com o problema das 3RL (o fritamento do X360), o HD começando a se mostrar insuficiente e uma mídia bastante inferior à concorrência, a empresa-mãe do Xbox ainda se recusa a admitir que tem que esforçar. Até mesmo a rede on-line, que era seu maior trunfo, já começa a perder força contra as idéias e melhorias da PlayStation Network.
São idéias verdadeiras, mesmo se dói no coração admiti-las. Enquanto os problemas se amontoam e o Xbox 360 perde sua vantagem contra a Sony em um ritmo acelerado, fica a pergunta: e agora, Microsoft?